Logo para Nelson Piquet Jr - Desafio no Twitter!!!! - 2 A Revanche





Caro Sr. Nelson Piquet Jr, este post mais do que qualquer outro foi feito para a sua atenção; mesmo sabendo o seu dia a dia é muito ocupado; por favor leia com carinho.

Começo reafirmando a minha fé inabalável na boa índole do ser humano de uma maneira geral e não pode ser diferente: no momento que perdemos essa fé, os poucos que nos testam nos mudaram para pior e isso eu não permitirei; podem xingar, vociferar, espernear, mandar dormir, etc, etc, etc.

Insultos, provocações, censuras, prejulgamentos, intolerância, discriminação social, palavrões: todas essas e demais ferramentas malignas usadas pelo seu “coordenador” para me intimidar não funcionaram e nunca vão funcionar. Mas cá entre nós, é assim que os seus comandados coordenam alguma coisa? Sinceramente fiquei pasmo com a maneira que fui gratuitamente atacado no Twitter.

Antes de continuar eu gostaria de fazer algumas ressalvas.

a - O seu “coordenador” afirmou que eu apenas troquei a fonte do logo antigo e por isso o meu trabalho não tinha valor: falso várias vezes:

a1 – Eu não troquei a fonte, desenhei as letras pessoalmente uma a uma para máxima performance visual e funcional dado o tempo investido. As alternativas postadas foram apenas 3 entre as muitas testadas. Prova: Observe a cuva nas letras dentro dos círculos vermelhos, no “Piquet” todos os arredondamentos maiores estão nos cantos inferior esquerdo e superior direito, já no “Jr” eu inverti esse critério porque ficava muito mais interessante aumentando a legibilidade e ficando visualmente muito mais interessante. Assim o seu “coordenador” me fez dois favores: me elogiou porque o desenho das minhas letras ficou tão bom que ele confundiu com uma fonte comercial e em segundo lugar atestou por escrito a sua falta de sensibilidade visual para avaliar um logotipo, se é que ele olhou com alguma atenção o material que eu postei.





a2 – A inclinação vertical do seu nome foi reduzido para aumentar a legibilidade e os espaçamentos entre as letras e as palavras foram cuidadosamente estudados dentro do tempo de trabalho exíguo para mais uma vez contribuir positivamente no resultado final, que ficou tão bom que foi confundido com uma fonte comercial.

a3 – A gota está inclinada em duas opções; é um detalhe, sim é mas não é pouca coisa dada a importância dessa gota com três Títulos Mundiais de Fórmula 1 só com o seu Pai. No logo original a gota está como a usada pelo seu Pai e não sei se foi na resolução do site que eu vi que é muito baixa ou se está ruim mesmo; mas a curvatura pode ser melhorada para integrar melhor com o seu nome como eu fiz. Porque eu inclinei a gota? Por si só a gota é um elemento dinâmico, mas o seu nome está muito inclinado indicando movimento muito mais rápido para ser harmonizado com a gota em seu formato regular; inclinando a mesma ela integra melhor com o nome e ainda gera uma imagem de gota que é só sua sem perder o vínculo com o seu Pai.

a4 – O seu coordenador faltou na aula sobre gerenciamento de marcas? Marcas e logotipos quando são mudados exigem estudos e estratégias a parte meticulosamente calculados para que a transição e o resultado final seja positivo. Se você muda uma marca amplamente conhecida no mercado de forma radical e intempestiva; mesmo que ela seja muito ruim o que não é o seu caso, eu apenas identifiquei oportunidades de melhora; o prejuízo pode ser enorme pois de uma hora para a outra você jogou fora muito tempo e dinheiro investido na marca antiga que representa você mesmo. Por isso eu não propus nada radical e “apenas” foquei nos pontos mais fracos do logotipo. Mas o resultado final dessas pequenas mudanças podem ser muito grandes como eu exemplifiquei no Twitter. O Bicampeão de F-1 Fernado Alonso não corre 200% mais que os pilotos no fim do grid, mas ele ganha 500%, 1000% a mais se a discrepância não for ainda maior.

b – O seu coordenador disse que eu não tinha trabalhos, nem portfólio, nem curriculum para executar serviços para o Sr. Mas agora eu lhe pergunto, ele é vidente? Paranormal? Ele viu o meu curriculum? Viu ou pediu o meu portfólio? Me deu alguma oportunidade?

Pois então, abaixo estão uma rápida amostra dos meus logos, criados e desenvolvidos inteiramente por mim aonde eu gostaria de destacar o meu próprio que sem falsa modéstia começou com requisitos inimagináveis em outros logos como nome extenso e sem repetição de palavras ou sílabas o que complica muito todo o trabalho mas resultou em um desenho interessante que mantém alguma legibilidade e é por si só uma peça gráfica que foi aplicada de inúmeras maneiras diferentes como na laterais de pneus em ilustrações futurísticas com iluminação em “contraluz” sempre mantendo boa performance estética e sendo reconhecida independente das condições.



Além da minha marca pessoal, gostaria de destacar o logotipo do Taxi Conceito que congrega vários elementos como a bandeira brasileira, indicação de universalidade para deficientes, sustentabilidade e indicação de veículo conceito com um formato alegre e bem humorado; elemento principal em azul emoldurado por elementos adjacentes em verde. Finalizado em 3D com transparência e alto índice de dificuldade na realização do render, representando bem o projeto que não tem concorrente atual nem em projeto e poderia ser uma belíssima dor-de-cabeça para as grandes montadoras.

Lembra-se que eu falei que sou o único que faz várias coisas? Quem mais projetou um veículo, nesse caso um taxi que comporta 6 pessoas sendo que duas podem ser cadeirantes com conforto e segurança de avião comercial (até maior para os cadeirantes) com parcos 4,5 metros? Porta central deslizante para cima? Espelhamento para reduzir energia empregada em todas as etapas do ciclo de vida do produto?

Ou que aplica o próprio logo; a maioria dos designers nem tem logo próprio; em uma lateral de pneu dos carros que ele mesmo projeta? Ou que projeta uma suspensão mono-braço sem qualquer auxílio elétrico, eletrônico, hidráulico ou pneumático?

Voltando a sua identidade visual, hoje eu posto outra alternativa com mudanças mais ousadas no início do post seguindo orientações indiretas dada por você. Sempre focando em legibilidade, elegância, simplicidade e integração harmoniosa entre os elementos do logotipo. Marca que ainda pode ser muito melhorada com mais trabalho e recursos.

Note que agora o Jr. não fica mais “isolado” do restante do logo como anteriormente acontecia. Que tal? Não está mais simples, elegante, legível sem mudar radicalmente mantendo um “link” visual com o logo antigo? Pode melhorar muito ainda investindo-se mais tempo e recursos.

Agora voltando a quela parte menos agradável.. O seu “coordenador” ficou intimidado porque eu critiquei os trabalhos coordenados por ele? Porque além de criticar eu coloquei abertamente os pontos a serem melhorados? Porque eu exemplifiquei graficamente como poderia ser melhorado? Ele é o que? Alguma divindade que nunca erra? Que sabe tudo e não pode melhorar em nada? Tudo o que ele faz é perfeito e não admite críticas? Quem é o arrogante na história?

Não é porque tenho 2 anos e meio de Shell, porque troquei correspondência com pessoas importantíssimas em altos escalões de conglomerados industriais/comerciais que o seu comandado nem sabe que existem, porque tenho dois prêmios como estudante sendo um deles chancelado pela SAE-Brasil, uma citação honrosa em um dos mais famosos sites de portfolio on-line, projetos e ilustrações fantásticos e inovadores que apenas precisam de um “empurrãozinho” para se tornarem realidade em uma indústria conservadora e praticamente inacessível, que eu tenho o conhecimento técnico e estratégico que eu exponho aqui que eu humilho ou uso covardemente do meu conhecimento para rebaixar outra pessoa; qualquer que seja por uma razão muito simples: eu tenho um mínimo de educação.

Esse recurso maligno da violência verbal gratuita espelha a competência do seu comandado como você pode perceber; não tem efeito na minha pessoa.

Pois então, apesar de ser contra qualquer tipo de revanche, este é o segundo e-mail é “A Revanche” é o subtítulo do segundo filme da série Rocky; o cara apanhava de tudo quanto é jeito mas levantava no final e ganhava a luta. Sei que a vida real é bem diferente do cinema; mas da mesma maneira persistirei até aonde achar que sou conveniente e construtivo em pró daquilo que acredito.

Não foi a primeira e pelo visto não vai ser a última vez que alguém me ataca covardemente tentando me humilhar ou intimidar, pelo contrário; só me incentiva ainda a mais!

Você acha que eu peguei pesado? Ou fui inconveniente? Lamento muitíssimo pelo ocorrido, mas como você deve se lembrar, tentei trazer para o e-mail e o msn essa segunda e desagradável parte do nosso relacionamento “coordenada” pelo seu comandado. Já sabia que isso ia acontecer como mostra a minha resposta imediata ao seu Ok, vamos fazer algo a respeito. Sabia que seria colocado de lado nessa questão.

Se o seu coordenador tivesse me dado a chance para tal, além de tudo que já disse aqui eu teria explicado que não estou minimamente interessado na posição dele; sei que profissionais como ele administrando os interesses de uma pessoa mundialmente conhecida como você não joga para perder; mesmo que eu quisesse não teria a confiança que ele tem, e muito menos que ele precisa dos meus serviços no dia a dia. Mas que sim eu posso ajudá-lo pontualmente no gerenciamento da marca e outros elementos visuais como o site que não deixa de ser uma marca; em uma especialidade do design que sempre pesquisei: estratégia.

Aí o seu coordenador me rebateria na hora; melhor do que eu você nunca vai ser em estratégia. Sim, concordo e nem tenho esse objetivo, mas como eu disse é no ramo da estratégia relacionado com o design e não do negócio como um todo.

Tão pouco estou interessado na posição de diretor de arte que vocês recentemente contrataram; não que desmereça a posição ou que me ache muito importante para tal; apenas não sou talhado nem tenho a expertise para tal. Mas da mesma maneira já que começamos este debate; eu posso ajudá-lo a desenvolver peças gráficas e eletrônicas ainda mais interessantes e pertinentes no seu negócio primeiramente informando-o dos pontos fortes e fracos da sua identidade visual para que ele possa explorar os pontos bons ao máximo e esconder os fracos.

Vou dar um exemplo. O seu coordenador que eu tenho certeza joga para ganhar como já disse, deve ter acertado um mega acordo com uma mega empresa do ramo da moda esportiva para fornecer os seus produtos. Então ele está se respaldando na competência dessa mega empresa para fazer produtos incríveis; não tenho a mínima dúvida que isso vai acontecer; mas não seria interessante se você como maior interessado em tudo isso desse um empurrãozinho nesse processo fornecendo um logo principal mais compacto, legível e dinâmico? E que tal um ou mais logos secundários para reforçar a sua imagem???

Imagine fotos suas em ação usadas sobre as suas iniciais estilizadas com a gota central amarrando tudo com a sua imagem? Não ficaria interessante? Tudo isso daria mais munição para essa mega empresa arrebentar na fabricação e na qualidade gráfica dos produtos o que no final das contas vai resultar em prosperidade para todos os envolvidos. Mas no final das contas quem é o beneficiado? Isso mesmo o Sr.

Outro exemplo de como uma marca secundária pode ser útil. Na NASCAR você locomove os carros e equipamentos por caminhão, correto? Nem sempre a carroceria do caminhão como por exemplo as portas traseiras se prestam a aplicação de logos como o seu atual com menor performance na legibilidade e múltiplos elementos; já um logo secundário “apenas” com as iniciais estilizadas e a gota seria perfeito! Nem teria a inclinação para atrapalhar na aplicação, poderia ocupar uma área maior e ter mais efeito positivo na sua imagem pessoal!

Quer ver outro exemplo de estratégia focada na sua imagem e particularidades da sua profissão? Atualmente a sua logo fica com o gota com sentido invertido quando aplicado sobre a janela do lado do motorista no ocidente; porque não uma marca secundária com a gota invertida apenas para aplicar no carro? É uma ideia que pode ser testada, como fiz nas alternativas, assim você fica livre para tirar fotos publicitárias de qualquer ângulo sem qualquer prejuízo.

Por isso mesmo sem ter terminado nenhum dos logos, agora o que me interessa é vender a ideia dos mesmos, eu coloco aqui mais duas alternativas com duas sub-opções cada para serem avaliadas. 


 

Essa é a minha resposta a tudo que foi conversado anteriormente. Já que não tive a oportunidade de expor tudo isso para você diretamente, espero que ambos tenham lido aqui

Na hora fiquei triste e abalado com o acontecido no Twitter, mas como eu disse a minha fé na continua evolução do ser humano é inabalável e já que eu investi tanto tentando chamar a sua atenção para melhorar a sua identidade visual e acho que consegui; não poderia deixar de fazer mais uma tentativa para estabelecermos uma bela e próspera parceira com benefícios mútuos e incalculáveis para ambas as partes; incluindo para o seu coordenador se ele me deixar ajudá-lo.

Espero sinceramente que todo o trabalho até aqui desenvolvido ainda possa render muitos frutos positivos.

Tudo o isso que está explicado aqui e muito mais que tenho pesquisado nos últimos anos estão a sua disposição para desenvolvermos ao máximo a sua identidade visual Sr. Nelson Piquet Jr. Só peço um clima construtivo, agradável e respeitoso para que os trabalhos terminem com os resultados que todos ambicionam. 0

Sei perfeitamente que você não solicitou nada; mas não concorda que já avançamos muito para retroceder ou esquecer esse assunto? Eu estou mu
ito empolgado para contribuir no desenvolvimento da sua identidade visual! 

Gostaria verdadeiramente de “terminar” essa empreitada. Quando depende de mim eu sempre termino o que começo e capricho ao máximo para que tudo aconteça da melhor maneira possível. 

Caso positivo, como eu já citei no Twitter com o seu Coordenador, precisamos fechar um orçamento, de um briefing com as diretrizes que vocês têm para a nova marca, seus objetivos e desejos, um encontro pessoal com o Sr e o seu coordenador também seria muito interessante pois nada substitui uma conversa pessoal; um sinal e acesso a material da sua identidade visual como por exemplo fotos em alta resolução com qualidade suficiente para que eu possa utilizar nos testes dos novos elementos gráficos.

Estou interessadíssimo em fechar com chave dourada essa etapa com o nascimento de uma nova e bela identidade visual para o Sr. Piquet Jr. Sonhei acordado? Espero que não porque venho me preparando para esse momento a anos. Creia e aposte em mim que o Sr. vai ver! Ótimos resultados lhe aguardam!

Com abraços cordiais vou me despedindo e aguardando retorno no e-mail ou no tel 21 8637-2206 por favor. 



Atualização: Veja também a Parte 1 desse assunto:




Comentários

  1. Celso Vedovato1:51 PM

    Prezado Lawrence, sou fã da família Piquet, principalmente do Nelsão. Sou também fã do design inventado por ele e melhorado através do tempo para o capacete. Pra mim o mais bonito e marcante da história do automobilismo! (Um dia, quem sabe, terei um autografado, não custa sonhar)
    Vi seu 1o post com a proposta e achei que mudou pouco em relação a marca que já existe. Acredito que como voce diz há a necessidade de um planejamento para melhora, modernização ou mudança de uma marca.
    Apenas dando a minha opinião, de leigo, não gostei do resultado das suas 1as propostas, acho que acrescenta pouco e não faz diferença. Uma delas acho até que piorou a marca já existente!
    Também achei as propostas parecidas demais, será que isso não provocaria problemas jurídicos com o criador do logo atual?, posso estar enganado, mas me pareceu um pouco de desrespeito com o direito autoral de quem o fez!
    Resolvi escrever porque vi as novas propostas em que propõe alterações mais importantes, como a ideia de colocar a gota em volta ao nome Jr, o que realmente faria diferença, apontando o filho e não o pai. Da 2a proposta gostei mais, mas eu sou ligado em automobilismo, pra mim é fácil identificar a gota e tratar-se das iniciais do Nelsinho, sinceramete para alguém que tem pouco contato com tudo, talvez nunca descubra tratar-se de uma marca desse piloto.
    Sobre toda essa confusão, uma pena, mas sinceramente, se voce considera o seu trabalho tão diferenciado, superior e inovador, não deveria buscar apresentá-lo num concurso tão informal. Encaminhe uma proposta em separado diretamente para os caras ou apresente-a pessoalmente com planejamento e proposta de parceria de trabalho. Não na internet, expondo a todos!
    Sobre o Ferrari Jr e o Nelsinho, posso dizer que como fã que acompanha quase tudo relacionado aos Piquet, garanto que nos breves contatos que tive, sempre fui tratado com muita cordialidade.
    Finalmente não se esqueça que a proposta foi de um desafio informal no twitter, eles tem o direito de gostar ou não do material que receberem. Quem participa se submete a isso!
    att
    Celso
    ps. legal o seu site

    ResponderExcluir
  2. Celso Vedovato, em primeiro lugar obrigado pelo retorno. É muito importante para mim ler outras opiniões e visões distintas sobre o ocorrido.

    Deixaria de deixar bem claro que também sou fã da F1 e dos Piquet, acompanho a F-1 desde quando era pouco mais q eu bebê e acompanhei toda a tragetória do Nelsão; vi todas as corridas dele na tv e sempre fico pasmo quando escuto uma nova história do Nelsão na F-1, sobre as suas sacadas geniais e inovadoras. Como pesquiso inovação em design automotivo; me identifico ainda mais...

    O Nelsinho teve aqueles problemas todos mas “apenas” pilotar um F-1 que é o veículo automotor terrestre mais avançado do planeta não é para qualquer um e a maneira como ele saiu daquele problema todo me chamou ainda mais a atenção. Admiro muito quem não compactua com falcatruas mesmo que tenha de deixado levar; coloca as coisas as claras e assume os erros.

    Se não fosse fã teria esse trabalho todo? Concorda? Quanto aos primeiros logos, expliquei tudo nas ressalvas a1, a2, a3 e a4. Algum ponto ainda não ficou claro? Me diga qual é que se eu já expliquei o farei novamente tentando ser mais claro ou se não o fiz, farei. O objetivo não era fazer nada muito diferente; “apenas” melhorar a leitura e harmonizar algumas massas gráficas para que o resultado final fosse mais integrado, legível, simples e bonito. E pode acreditar em mim; pequenas mudanças geram grandes resultados, quer outro exemplo??? Mude 1 grau na rota de um avião ou navio transoceânico, quase nada né? Mas dependendo o ponto de saída e chegada pode-se mudar de País com essa mísera mudança de direção...

    Quanto ao direito autoral, precisar-se-ia analisar o contrato já firmado mas uma coisa é certa; O Nelsinho Piquet já pagou pela mesma e é de sua propriedade; duvido muito que com a assessoria legal pesadíssima que ele tem deixaria de ter total controle sobre seu logotipo; e assim sendo tem todo direito de mudá-lo total ou parcialmente como bem entender. E eu tenho liberdade de expressão para propor mudanças e fazer críticas; não depreciei nada, não ofendi ninguém, não enviei para terceiros.... Apenas mostrei o que eu faria para melhorar o logo ainda mais porque não tenho nenhum lucro financeiro com o que já foi feito e fui autorizado a tal já que fui desafiado no Twitter como você bem lembrou.

    Da mesma maneira o Nelsinho Piquet pode pegar tudo que eu postei aqui e enviar para um Estúdio de Design ou Designer para que seja acabado. O que eu ganho com isso? Nada. É um “risco” inerente a profissão.

    De qualquer maneira agradeço a sua opinião sobre os logo iniciais mas para se ter uma real noção da performance de um logo, precisamos trabalhar mais, elaborar aplicações “práticas” para aí sim avaliar a performance do logo e tomar decisões. Projetos iniciais apenas com fundo claro e escuro não mostram tudo que um logo pode render ainda mais em se tratando de um esportista radical.

    Concordo que apenas as iniciais podem não significar nada para um leigo no automobilismo europeu aonde o Nelsão fez história pois a F-1 nos anos 80 era eminentemente Europeia; mas em primeiro lugar é um logo secundário, ele apoia e valoriza o logo principal. Não foi feito para ser o ator principal. Exemplo. Dolce e Gabbana: eles têm um logo principal com as palavras por extenso e outro secundário com apenas D&G. Para quem não é ligado em moda o que é D&G? Nada concorda?

    Voltando ao caso do Nelsinho, vamos supor que ele colocasse as iniciais NP JR com a gota no meio nas portas traseiras do caminhão que leva a pick-up dele, nas laterais do caminhão iria a sua imagem pessoal e o seu logo principal. Assim você não cansa o expectador, gera curiosidade, dá “munição” para os designer do vestuário e para o diretor de arte que cuida das peças gráficas e eletrônicas! Gera itens colecionáveis... Camiseta com logo principal, camiseta com logo secundário e por aí vai! Uma coisa vai alimentando a outra! Gerando sinergia e valorizando a imagem do Nelsinho!

    Continua...

    ResponderExcluir
  3. Continuação:

    Se isso fosse ruim a D&G faria a tantos anos? Esse é apenas um exemplo.

    Para terminar o público-alvo do Nelsinho são os seus fãs que não são poucos, o link para a sua loja virtual vai estar no seu site que deve concentrar a maioria da audiência; outro detalhe: você nunca comprou um item de vestuário apenas porque tinha uma estampa bonita? A identificação é importante mas não é o primordial. A identificação atrai audiência... Mas o logo por si só quando bem feito também o faz! Se isso vai se converter em resultados positivos, só depende da estratégia utilizada. Então não vejo problemas em adotar um logo secundário, pelo contrário... Apenas vantagens!

    Quanto a confusão ninguém a lamenta mais do que eu que sou o elo mais frágil na corrente. Tentei de todas as maneiras levar o desenvolvimento desse assunto para o e-mail e para o msn pois sabia que teria um conflito inicial de opiniões que poderia não acabar bem; mas não teve jeito. Fui atacado covardemente com força desproporcional sem chance de colocar tudo as claras de maneira produtiva; quando só quis ajudar e fui tratado da maneira que você ou qualquer outra pessoa pode ver no Twitter.

    Tudo o que eu queria era um pequeno sinal para as despesas mais urgentes, um briefing com as informações pertinentes, algum material de apoio e tempo para trabalhar e ter resultados mais bem acabados. Mas isso até o presente momento é impossível na visão do Coordenado do Nelsinho. O que eu posso fazer? Não sou um mega escritório de design para ir atrás do Nelsinho e apresentar tudo pessoalmente.

    Não vi outra opção para tentar salvar todos os esforços e energias que eu e o Nelsinho investimos nesse assunto a não ser este post.

    O coordenador continua me atacando no Twitter; mas fazer o que? Direito dele desabafar as frustrações dele em cima de mim com os amigos dele... Mas uma coisa você pode estar certo; quando você tem envergadura moral e embasamento técnico no que você faz; não serão ataques mesquinhos como o que eu sofri que o tirarão da rota! Vamos em frente! Se esse trabalho não for avante; fica o registro para que outros possam tirar as suas próprias conclusões; divulgando o Design como importante Ferramenta Estratégica!

    Quem sabe os menagers das grandes contas de design não perceberão que temos talentos aqui mesmo no Brasil e que não precisam enviar suas demandas de serviços estratégicos para o exterior para serem bem atendidos?

    Nunca me esqueço que o desafio foi informal; mas isso não o faz menos importante meu caro! E vou mais além; investir em pesquisa sobre a própria marca é sempre benéfico mesmo que não resulte em mudanças visíveis. Porque as pessoas envolvidas vão descobrindo a si mesmas e aos próximos e isso não tem preço ainda mais se o custo for extremamente competitivo; se algum dia eu tiver a oportunidade de oferecer um orçamento.

    Agora me diga, se você fosse o Nelsinho Piquet Jr, você não investiria algum dinheiro em um designer que já provou que quer melhorar a identidade visual dele? Que sacou coisas que nem o mega escritório de design gringo sacou?

    A vida de designer ainda mais aqui no Brasil aonde esse tipo de expertise e a propriedade intelectual são relegadas ao último dos patamares é essa!

    Obrigado mais uma vez pelo comentário pertinente e produtivo, se tiver outra dúvida ou comentário estou a disposição; eu gosto muito desse tipo de debate pois todos progridem trocando ideias civilizadamente. O post Pulse 2 – Cyborg Eagle é resultado direto de uma crítica que recebi!!! Confira lá!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:15 PM

    Sr Lawrence Jorge
    Como potencial cliente da marca, fã de Nelsinho Piquet e amparado pelo caráter público que o senhor deu à discussão, reservo-me o direito de externar a minha opinião.
    Considero tardia, desnecessária e deselegante a maneira como o senhor se dispôs a efetuar mudanças no projeto do novo website do piloto. Tardia porque o projeto fôra aprovado por quem o solicitou. Desnecessária devido à forma como o senhor fez a abordagem ao pretenso cliente e deselegante porque a forma ideal de se conquistar um trabalho não é criticando aquele que ocupa a vaga pretendida.
    Acho que o senhor foi arrogante, pedante e presunçoso.
    O senhor errou na abordagem e exagerou na crítica.
    Não obstante os erros cometidos o senhor tem boa retórica, talento e, com a experiência adquirida neste episódio, certamente, conseguirá se inserir no mercado de trabalho.
    Boa sorte!!
    Alexandre Quintão

    ResponderExcluir
  5. Alexandre Quintão, obrigado a você também pela crítica e pelos elogios.

    Infelizmente só é possível mostrar todo o ocorrido indo ao Twitter. Só vendo os posts aqui corre-se o risco de ter uma visão distorcida do que aconteceu. De qualquer maneira vou fazer de tudo para melhorar da próxima vez.

    Mesmo sem querer te contradizer gostaria de esclarecer melhor o ocorrido, tudo começou com uma pergunta feita pelo Sr. Nelson Piquet Jr a todos os seus seguidores no Twitter... Novo site no ar, o que acharam?

    Quem perguntou foi o próprio! Eu "apenas" respondi sinceramente o que achei!

    Como se diz elegantemente em 140 caracteres que o site está feio, fraco, sem força e seu ator principal parece enforcado por uma barra de menu principal com dois brincos enormes chamados HOME e NEWS?

    Alguém chama um piloto de deselegante porque diz que renderia mais que o fulano x na equipe z? Não!

    Vc chamaria um médico de anti-ético porque salvou a sua vida depois do erro de outro médico? Não, ele fez a obrigação dele! Claro que eu estou exagerando mas é importante para poder mostrar o meu ponto de vista.

    Todos os designers que criticaram aquele logo horroroso da copa foram antiéticos e deselegantes? Não, estão cuidando da imagem da categoria e estão certíssimos!

    E portanto eu como designer fiz a minha parte e critiquei; quem mais criticaria? Um fisioterapeuta (nada contra a categoria profissional, apenas um exemplo) que não tem a expertise necessária?

    Você leu o meu post Pulse 2 – Cyborg Eagle? Todo o post é resultado de uma crítica que recebi; logicamente não gostei muito na hora; mas absorvi e fiz melhor porque não foi algo gratuito ou ofensivo! O post foi a minha maneira de agradecer a crítica pela qual não tenho a mínima condição de pagar atualmente ao designer automotivo mundialmente famoso; mas terei!

    Já o Sr. Nelson Piquet tem todas as condições de me retornar se assim o desejar; não “apenas” (porque tudo o que fazemos por aqui depende de bens materiais) com $$$ mas também com apoio e divulgação do meu trabalho.

    Os marketeiros e designers de plantão que não aguentam críticas têm que desinflar os seus egos, desarmar os espíritos e fazer melhor na próxima! É assim q se cresce e desenvolve. É “doloroso” para os intolerantes, sim é! Mas não fui eu que fiz as coisas assim!

    O Nelsinho foi induzido ao erro mas entendeu verdadeiramente a minha intenção, mas passou a bola para a pessoa que aprovou os erros em primeiro lugar, despreparada para conviver com opiniões e formação distintas. Para dizer o mínimo.

    Erros todos cometemos, mas é tão difícil aceitar o conselho gratuíto, que interesse eu poderia ter em sabotar o Nelsinho? Conselho esse embasado tecnicamente embora tenha me sido vedado o direito de expô-lo anteriormente.

    Claro que uma vez que me envolvi diretamente na peleja, gostaria de ter retorno financeiro sobre o trabalho desenvolvido, mas esse interesse aconteceu apenas e tão somente depois do desafio feito pelo próprio Nelson Piquet Jr no Twitter, até então... Fiz tudo gratuitamente sem pedir nada em troca.

    Aí não me restou outra alternativa a não ser colocar aqui tudo o que já tinha sido desenvolvido já que nem um e-mail me disponibilizaram para contato.

    Ainda achou deselegante? Tentei sempre faze-lo da maneira mais discreta e indolor possível mas não me ouviram. Ah, não veja os twitts que me enviaram...

    Se tiver outra dúvida ou sugestão, por favor o faça aqui que terei o enorme prazer em responder da melhor maneira possível!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:03 AM

    Entendi suas explicações e agradeço por elas, com algumas concordo.
    Lhe desejo boa sorte.
    Att
    Celso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas