Workshop de Desenvolvimento de Jogos - O primeiro e mais acessível meio de iniciar nesta nova dimensão que está se desenvolvendo na nossa Sociedade.


Um dos assuntos mais falados na atualidade são os jogos! Principalmente os digitais.

Seja por movimentarem um volume de dinheiro globalmente muito maior que a Indústria do Cinema capitaneada por Hollywood, seja por ser um dos novos termos preferidos nas gerências e diretorias das mais importantes empresas e corporações que buscam incessantemente inovações para melhorar os seus processos através do termo gamificação.

Em um primeiro momento, vocês que começou a ler este artigo pode estar se perguntando: não era um artigo sobre um workshop acessível para aprender a desenvolver jogos?

Sim, mas as nossas mentes são instantâneamente povoadas por inúmeros pensamentos quando pensamos nos cifrões, superproduções bilionárias e um dos conceitos mais ‘quentes’ nos quartéis generais das maiores corporações do mundo.

Aí nós nos perguntamos, como nós estamos inseridos neste estado de coisas? Como podemos melhorar a nossa qualidade de vida e/ou a nossa eficiência profissional?

Essencialmente, esta resposta para esta pergunta está no ‘coração’ de cada um. Mas como os nossos sentimentos e emoções podem ser difíceis de serem ‘decifradas’, vamos tentar analisar a questão da forma mais simplificada possível: agrupando as pessoas.

Assim nós temos essencialmente três categorias de pessoas quando nós pensamos nas reflexões acima.

Na primeira categoria estão alguns que escolhem voluntariamente ignorar completamente esta nova ‘dimensão’ que está se desenvolvendo na nossa sociedade superconectada globalmente; outros podem participar jogando ocasionalmente no celular uma ou duas vezes por semana ou mesmo se posicionar na outra ponta deste espectro onde jogadores que beiram o fanatismo investem milhares de reais para realizar uma completa imersão por algumas horas diárias em suas realidades alternativas digitais.

Indo além dos que ignoram ou que se entregam a essas novas experiências que estão transformando a nossa sociedade mais rapidamente do que conseguimos reformá-la, temos a segunda categoria que engloba uma pequena parcela da população mundial que vai se envolver na produção dos jogos em si.

Até aqui não temos nenhuma novidade, mas ainda temos mais uma categoria para citar, não é mesmo?

Então, passemos adiante esclarecendo que este é primeiro objetivo deste artigo: ir além do que já conversamos até aqui, e o que é abordado geralmente; e nos concentrar na terceira categoria de pessoas:

Já adivinhou que parcela é esta? Não??? É a parcela que vai utilizar indiretamente os jogos e os seus princípios no seu dia a dia profissional, de forma mais ou menos intensa, conscientemente ou não.

Por enquanto estas pessoas são uma parcela ainda muito pequena, mas que com o passar do tempo deve aumentar bastante até englobar a maior parte da sociedade no futuro.

Isso mesmo, em um futuro que eu espero não esteja muito distante, a maioria de nós não vai mais executar aquelas tarefas chatas, entediantes e repetitivas do dia-a-dia da mesma forma que fazemos hoje.

Além da evolução tecnológica que vai nos poupar de muitas atribulações diárias como filas para pagamentos e os intermináveis cadastros; os princípios que norteiam o desenvolvimento dos jogos que hoje fascinam boa parte da população mundial vão ser aplicados a todas as demais atividades humanas, desde as mais importantes como saúde e bem estar, educação, entretenimento, atividades profissionais e sociais; quanto nas atividades mais corriqueiras, como solicitar um serviço, navegar em um manual on-line ou mesmo fazer um pedido on-line.

Diversas dúvidas inquietantes podem vir às nossas mentes, todo esse processo é muito complicado? É muito difícil desenvolver jogos? Quanto custa? Demora muito? Por onde começamos?

O nível de complexidade, o tamanho da verba a ser empregada e o prazo para conclusão dependem essencialmente do nível das expectativas; seguindo a mesma linha de raciocínio, podemos ter uma idéia dos investimentos necessários para as demais questões mencionadas.

Podemos iniciar este processo de uma forma muito simples sem menosprezar o poder de desta iniciativa eficaz: um workshop de criação de jogos.

Chegamos ao segundo objetivo deste artigo e mencionado no título: divulgar o workshop de criação de jogos digitais que eu aplico como a primeira e mais acessível ferramenta de aprendizado de desenvolvimento de jogos e posteriormente de gamificação.

Com um único investimento acessível tanto em termos de tempo quanto de recursos materiais e financeiros, é possível transmitir os conhecimentos básicos para qualquer pessoa que deseje aprender os princípios do desenvolvimento de jogos.

Vamos a uma breve descrição deste workshop: Oficina de Criação de Jogos.

Introdução: ‘Os jogos são as ferramentas de aprendizagem, transmissão de conhecimento e desenvolvimento ético/intelectual mais poderosas conhecidas pela humanidade, que nos acompanham desde tempos imemoriais, em todos os estágios das nossas vidas e em todas as culturas ao redor do globo.

Objetivo: Apresentar de forma participativa, lúdica e bem humorada; sem esquecer os princípios formais e as dificuldades inerentes às atividade propostas; as linhas principais do desenvolvimento de jogos.

Público alvo: Professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais interessados em desenvolver novas formas de transmitir conhecimento, focando de atividades lúdicas e auto-incentivadas como os jogos.

Carga horária: entre 3 e 8 horas, conforme os objetivos e a disponibilidade.

Estes conhecimentos podem ser muito úteis em qualquer organização ou empresa, em qualquer segmento da economia, nos setores público ou privado.

O quanto serão úteis, depende do investimento que os participantes terão a sua disposição, da sua disponibilidade para colocá-los em prática e das suas habilidades e capacidades; tanto das pré-existentes quanto das que o workshop despertou e/ou inicializou ou mesmo incrementou.

Porém, eu posso destacar que quando o assunto é educação e treinamento, a espinha dorsal da nossa sociedade e das empresas e corporações, os resultados podem ser notáveis. Pois quando transformamos procedimentos e informações que devem ser absorvidas pelo público alvo em jogos; a velocidade e a qualidade da absorção aumentam absurdamente embora também devemos mencionar que a qualidade de vida do cidadão e o clima organizacional nas empresas também melhora muito em razão dos meios lúdicos utilizados neste processo.

Para encerrar este artigo, eu gostaria de destacar que as iniciativas mais modernas na sociedades mais avançadas ao redor do globo utilizam de uma forma ou outra os jogos e a gamificação para aumentar exponencialmente as suas chances de sucesso, para aumentar os seus lucros e o valor dos empreendimentos. Por outro lado, ninguém gosta receber notícias ruins, mas o dever do ofício me obriga da emitir o alerta: aqueles que ignoram esta indiscutível evolução sócio-cultural-econômica, ainda mais por ser acessível aos que se interessam em desvendar os seus segredos nem tão secretos assim, pagarão um alto preço ou desaparecerão do mercado ao serem suplantados pelos concorrentes mais bem preparados.

Eu agradeço o seu carinho e atenção para ler o meu artigo, espero que tenha sido útil e aumente a possibilidade de você que leu, utilize os jogos para melhorar a sua qualidade de vida ou o clima organizacional da sua empresa.

Eu espero que possamos nos encontrar nos workshops ou que eu possa ajudar você a desenvolver o seu jogo ou implantar a gamificação na sue empresa. Fico aguardando os comentários, as dúvidas e as sugestões para o próximo artigo!

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas