Estudo aerodinâmico simplificado - spoiler traseiro original x estendido - Simplified aerodynamic study - standard rear spoiler x extended
Ilustração do autor - author's illustration
Aqui temos um estudo simplificado de como estender o spoiler traseiro afeta aerodinamicamente o carro hatch mais utilizado nas provas de arrancadas no Brasil.
Funciona? Sim, gera mais aderência no eixo traseiro, mas também aumenta o arrasto e pode reduzir a aderência na frente.
É possível conseguir o mesmo aumento de aderência no eixo traseiro com menos arrasto? Sem comprometer o eixo dianteiro? Sim, mas depende do regulamento técnico a ser seguido, de como é feito e quanto se investe.
Este tipo de apêndice aerodinâmico faz mais sentido em corridas com piso preparado (com cola) e 402m.
Se você está nas corridas NoPrep, sem preparação e 201m, essa extensão do spoiler traseiro pode até ajudar, mas se o seu oponente tiver pneus maiores e mais potência, dificilmente vai ser um diferencial que te propicie a vitória sem contar que a maioria já utiliza este tipo de equipamento com diferentes graus de eficiência.
Quem se interessar em desenvolver a aerodinâmica especificamente para a sua situação particular, indo além dos achismos ou da cópia automática de outros projetos, é só entrar em contato!
#arrancada #noprep #aerodinamica #designindustrial #performance #maiscommenos #naocopie #inove
======================================
Simplified study of how extending the rear spoiler aerodynamically affects the hatch car most used in drag racing in Brazil.
Does it work? Yes, it generates more grip on the rear axle, but it also increases drag and can reduce grip at the front.
Is it possible to achieve the same increase in grip on the rear axle with less drag? Without compromising the front axle? Yes, but it depends on the technical regulations to be followed, how it is done and how much is invested.
This type of aerodynamic appendage makes more sense in races with a track with a prepared surface (with glue) and 402m.
If you are in NoPrep races, without preparation and 201m, this rear spoiler extension can even help. Still, if your opponent has bigger tires and/or more power, it will hardly be a differential that gives you victory, not to mention that almost all racers already use this type of equipment with different degrees of efficiency.
Comentários
Postar um comentário